
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Prototheria
Ordem: Monotremata
Família: Ornithorhynchidae
Género: Ornithorhynchus
Blumenbach, 1800
Espécie: O. anatinus
O ornitorrinco é um dos animais mais improváveis da natureza. Na verdade, os primeiros cientistas analisaram uma amostra, acreditavam que eles eram as vítimas de um engano. O animal é o melhor descrito como uma mistura de espécies mais conhecidas: o pato (bico e pés palmados), castor (cauda), e a lontra (corpo e pele). Os machos também são venenosos. Eles têm ferrão afiado nos saltos de suas patas traseiras e pode usá-los para desferir um golpe forte tóxico para qualquer adversário.
Ornitorrincos caçam submersos, onde nadam graciosamente remando com seus pés palmados dianteiras e direção com suas patas traseiras e cauda de castor. Dobras da pele cobrem seus olhos e ouvidos para evitar a entrada de água, e as narinas fecham com um selo à prova d'água. Nesta postura, um ornitorrinco pode permanecer submerso por um minuto ou dois e empregar a sua conta sensível para encontrar comida.
Estes mamíferos australianos são alimentadores inferiores. Eles recolhem os insetos e crustáceos, larvas e vermes em sua conta, juntamente com pedaços de cascalho e lama do fundo. Todo este material é armazenado em bochechas e, na superfície, amassada para consumo. Ornitorrincos não têm dentes, de modo que os pedaços de cascalho ajudá-los a "mastigar" a sua refeição.
Em terra, os ornitorrincos se locomovem um pouco mais sem jeito. No entanto, o cinto se retrai em seus pés para expor as unhas individuais e permitir que as criaturas para ser executado. Ornitorrincos usam as unhas e os pés para a construção de tocas de terra à beira da água.
Na reprodução ornitorrincos é quase único. É um dos dois únicos mamíferos (a equidna é o outro) que põem ovos.
As fêmeas selam-se dentro de uma das câmaras da toca para depositar seus ovos. A mãe normalmente produz um ou dois ovos e os mantêm aquecidos, segurando-os entre seu corpo e sua cauda. Os ovos eclodem em cerca de dez dias, mas os filhotes de ornitorrinco são do tamanho de feijões e totalmente desamparado. Enfermeiras fêmeas cuidam de seus jovens de três a quatro meses até que os bebês possam nadar por conta própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário