
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Serpentes
Família: Elapidae
Género: Dendroaspis
Espécie: D. polylepis
Mambas negras são rápidas, nervosas, o veneno faz efeito letalmente , e quando ameaçada é altamente agressivo. Eles foram responsabilizados por numerosos mortes humanas e mitos africanos exageraram com as suas capacidades de proporções legendárias. Por estas razões, a mamba negra é amplamente considerada a mais mortal serpente do mundo.
Mambas negras vivem nas savanas e montanhas rochosas do sul e leste da África. Eles são maior cobra venenosa da África, chegando a até 14 pés (4,5 metros) de comprimento, apesar de 8,2 pés (2,5 metros) é mais que a média. Eles também estão entre as mais rápidas cobras do mundo, deslizando a uma velocidade de até 12,5 quilômetros por hora (20 quilômetros por hora).
Eles receberam esse nome não por sua cor de pele, que tende a ser verde-oliva ao cinza, mas sim a partir da cor azul-negro do interior de sua boca, que eles apresentam quando ameaçado.
Mambas negras são tímidas e quase sempre buscam escapar quando confrontados. No entanto, quando encurralado, essas cobras vai levantar a cabeça, às vezes com um terço do seu corpo do chão, que ficam espalhadas no chão , abrem suas bocas negras e silvo. Se um atacante persistir, a mamba vai atacar não uma, mas várias vezes, injetando grandes quantidades de neuro-e potente cardiotoxin com cada ataque.
Antes do advento da mamba negra antiveneno, uma mordida de serpente esta temível foi de 100 por cento fatal, geralmente dentro de cerca de 20 minutos. Infelizmente, antiveneno ainda não é amplamente disponível nas partes rurais da faixa da mamba, e mortes relacionadas com mambas vão permanecer freqüente.
A mamba negra não tem nenhum estatuto de conservação especial. No entanto, a invasão de seu território não é apenas exercendo pressão sobre as espécies, mas contribui para mais potencialmente perigoso o contato humano com essas cobras
Nenhum comentário:
Postar um comentário