quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Condor dos Andes




Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Accipitriformes
Família: Cathartidae
Género : Vultur
Espécie: V. gryphus











Condores andinos são aves grandes, entre os maiores no mundo que são capazes de voar. Porque eles são tão pesados ​​(até 33 kg pounds/15), mesmo seu enorme envergadura de 10 pés (3 metros) precisa de alguma ajuda para mantê-los no ar. Por essa razão, estas aves preferem viver em zonas ventosas, onde podem deslizar sobre as correntes de ar com pouco esforço. Condores andinos são encontradas em regiões montanhosas, como o próprio nome sugere, mas também vivem perto das costas repletas de brisa do mar e até mesmo desertos que apresentam fortes correntes de ar térmicas.

Estes condores são em sua maioria negros, mas os machos têm um distintivo "colarinho" branco em torno de seus pescoços e algumas manchas brancas nas asas também. Como seus parentes, o condores da Califórnia, condores andinos têm cabeças calvas.

Condores são abutres, que eles mantêm seus olhos afiados abertos para a carniça que compõe a maior parte de sua dieta. Eles preferem a festa em grandes animais, selvagens ou domésticos, e na hora de escolher as carcaças, eles realizam uma função importante como uma equipe de limpeza natural. Ao longo das costas, condores se alimentam de animais marinhos mortos como focas ou peixes. Estas aves não têm garras predadoras afiada, mas eles vão atacar ninhos de pássaros de ovos ou até mesmo filhotes jovens.

Estas aves de vida longa sobreviveram mais de 75 anos em cativeiro, mas eles se reproduzem lentamente. Um par de acoplamento produz apenas um único filho a cada dois anos, e ambos os pais devem cuidar de seus filhotes por um ano inteiro.

O condor andino é considerada ameaçada, mas está em muito melhor forma do que seu primo Condor da Califórnia. Talvez alguns milhares de pássaros da América do Sul consigam sobreviver, e programas de reintrodução estão trabalhando para completar esse número.


Nenhum comentário:

Postar um comentário